11.1.08

Radiohead


Radiohead é um grupo inglês de rock alternativo, formado no ano de 1988 em Oxford, composto por Thom Yorke (vocais, guitarra, piano), Jonny Greenwood (guitarra), Ed O'Brien (guitarra), Colin Greenwood (baixo, sintetizador) e Phil Selway (bateria, percussão).
Nasceu no fim dos anos 80, em Oxford, Inglaterra, originalmente sob o nome On A Friday (referência ao único dia da semana em que os membros conseguiam se reunir para ensaiar, sexta-feira).
O nome Radiohead veio de uma música dos Talking Heads, uma das influências da banda, chamada "Radio Head". Outros artistas importantes que influenciaram o Radiohead são Joy Division, Elvis Costello, Aphex Twin, REM e Pink Floyd.
Em 2007, lançam In Rainbows, álbum independente, marcado principalmente pela inovação na forma de comercialização. O álbum é vendido apenas pela internet, e o valor é definido pelo comprador. Foi o mais bem aceito pela mídia desde Ok Computer por ser mais digerível, contou com 1,2 milhões de downloads no primeiro dia se transformando em um sucesso absoluto.
Segundo a revista norte-americana "Wired", os Radiohead facturaram 2,5 milhões de dólares só no primeiro mês de vendas - uma quantia significativa tendo em conta que não foi repartida com qualquer editora ou intermediários. A política do "pague o que quiser" afigurou-se, bastante compensadora Thom Yorke já admitiu que os membros da banda ganharam mais dinheiro com este disco do que com os outros anteriores todos juntos.
Thom Yorke lançou um disco chamado The Eraser, seu primeiro disco solo (embora não o chame de tal), que utiliza bastante de recursos electrônicos. Ele nem cogita a idéia de sair do Radiohead, apenas acha que este estilo não se encaixa com o perfil da banda. O sétimo álbum da banda, In Rainbows, foi lançado dia 10 de outubro de 2007 em versão digital para download, e em 31 de dezembro de 2007, foi lançado em uma versão física, que inclui um CD bônus. "Jigsaw Falling In To Place" será o primeiro single, com previsão de lançamento no dia 14 de janeiro de 2008. Atravessando o planeta, Radiohead faz a trilha sonora de encerramento de um anime chamado Ergo Proxy, com a música "Paranoid Android".
O Radiohead chegou neste domingo (6) ao topo da parada britânica de discos com "In Rainbows", cerca de três meses após o lançamento digital do álbum. O disco físico chegou às lojas do Reino Unido no dia 31 de dezembro.A versão em MP3 de "In Rainbows" foi lançada no dia 10 de outubro de 2007, apenas no site oficial da banda, em um esquema no qual os fãs definiam quanto queriam pagar pelas canções. A banda também comercializa no site uma versão de luxo em vinil, acompanhada de um CD com faixas que não entraram no disco.
De acordo com o site da "Billboard", essa é a quinta vez que o Radiohead lidera a parada britânica de álbuns. A primeira delas foi em junho de 1997, com o disco "OK Computer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com