27.10.12

Salve Jorge - estilo Gloria Perez

Como em toda esteia de telenovela, o público e imprensa trabalham duro nas expectativas para Salve Jorge - a nova novela das nove. Mais especificamente da autora Gloria Perez, que vem desde Barriga de Aluguel, causando polêmica. Outros sucessos de audiência também são de sua autoria, como Explode Coração, O Clone e Caminho das Índias, que guardam uma peculiar forma de fazer novela.

A Veja faz uma brincadeira com o internauta, possibilitando-o montar seu próprio folhetim, de acordo com as táticas da autora. O aplicativo consiste em escolher alguns pontos de conflito que se repetem nas novelas da autora. Uma das opções é em qual país exótico para 'fazer a ponte aérea'. Na novela Explode Coração (1995), por exemplo, duas culturas formam a trama, a cultura brasileira e a cigana (lembram do Cigano Igor? - Ricardo Macchi). Algumas destas produções, como O Clone e Caminho das Índias, foram alvo de controvérsia por apresentarem visões deturpadas e estereotipadas de religiões e países estrangeiros, segundo a crítica qualificada. Podemos concordar que há um certo artificialismo até para mostrar a cultura brasileira ou, simplesmente, em ser o estilo Gloria Perez. O mesmo ocorre nas telesseries ou minisseries com em Hilda Furacão e Amazônia, de Galvez a chico Mendes.

Em 2001, Glória Perez invade o mundo das telenovelas com O Clone. Mais uma super produção com duas culturas distintas, desta vez árabe. Fizeram versão estrangeira e tudo (El Clon - Telemundo, com exportação da história original da autora brasileira). Mas o sucesso parecia estar justamente no excesso de informações, com uma mega pesquisa para o figurino, língua do país, costumes e, principalmente, das externas, com partes gravadas no local e outras no Projac - A Hollywood ou Bollywood brasileira. Em 2005, América mostrou a ação dos chamados coyotes na captura dos que tentam emigrar para os Estados Unidos de forma ilegal pelo México, mostrando também a cultura de Miami, que é a cara do 'sonho americano'.

Na novela Salve Jorge, a cultura que confronta com a nossa vem da Capadócia, Turquia. Em Istambul, a autora mostra o tráfico internacional de gente - mulheres que saem do Brasil com propostas de trabalho no exterior, e são usadas lá como escravas para prostituição. O primeiro capítulo de salve Jorge mostra a protagonista Nanda Costa (Morena) sendo leiloada em Euro.

Com o sucesso de Caminhos da Índia (também no exterior India Una Historia de Amor), com vários bordões que fizeram sucesso (are baba, ulucapatá, firanghi estrangeira...), em Salve Jorge se repete. Outra tática para garantir o sucesso é a presença de personagens populares do tipo 'empregada doméstica' digamos... 'cheia de charme', também com bordões do tipo Dona Jura (Solange Couto em O Clone). Por falar de personagens, os atores também são repetidos, como numa espécie de premissa contratual para as futuras exportações, já que novelas deste porte são facilmente comercializadas no exterior. Será que eles gostam desta repetição de atores? "Olha a Jade, como está mudada!" Vera Fischer... cada vez mais bela.

Uma das grandes contribuições destas produções se faz na trilha sonora com músicas e canções de países com pouca ou quase nenhuma audiência no Brasil. Se é deturpada ou não, o povo brasileiro tem um contato maior com as culturas do Oriente Médio, da Índia e, agora na terra do Bizâncio (da arte Bizantina -  mosaicos), da Capadócia, Istambul, Turquia!

Veja os vídeos da Trilha Sonora da novela Salve Jorge com imagens de Istambul na Lista de Reprodução Trilha Sonora Salve Jorge Istambul:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com