Pierre Cardin (1922) foi o mais jovem costureiro a entrar no mundo das maiores grifes de moda. O italiano, naturalizado francês, começou trabalhando para o rei das cinturinhas Cristian Dior. Conviveu com uma infinidade de ícones contemporâneos a ele: Coco Chanel, Piguet, Manguin; com os pensadores e diretores de espetáculos Jean Cocteau, Lucchino Visconti, Jean Delannoy, Christian Jacques; com os pintores Picasso, Braque; escritores Sartre, Simone de Beauvoir... Enfim, grandes nomes da música, da literatura, da dança e da arte em geral, além da moda, é claro. Era tempos onde era comum o encontro de intelectuais em cafés e clubes. Alguns destes clubes eram muito pequenos, levando o costureiro a criar o Espace Pierre Cardin, com capacidade para mil pessoas.
Esteve no Programa do Jô (25/04/2011) contando sua história e comentando a exposição que comemora seus 60 anos de carreira. Mostrará sua coleção abrindo a exposição que ficará por um mês.
Pierre Cardin foi a primeira grife internacional a entrar no Brasil. É integrante da Academia de Belas Artes e, além do ofício principal da costura, foi diversificando suas atividades através dos anos. Teve participação no cinema, inclusive num filme de Cacá Diegues, Joana Francesa. Além de embaixador, possui quatro teatros na França, se envolvendo até na gastronomia dos restaurante Maxim's, decora hotéis, cria figurinos para teatro e desenhos para a arquitetura.
Foi o primeiro a colocar homens na passarela, usando, pela primeira vez, universitários para mostrar sua coleção. Primeiro grande estilista a pactuar com o mercado de lojas de departamento - uma incoerência com a alta costura, que privilegia a peça única, diferente do prêt à porter. Foi um dos maiores escândalos, mudando a forma de pensar no mercado de moda.
A mostra Pierre Cardin - Criando Moda e Revolucionando Costumes tem entrada franca: no Shopping Iguatemi São Paulo, de 29 de abril a 29 de maio. Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h domingo, das 14h às 20h.
Entrevista Pierre Cardim. Programa do Jô 25 04 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com