Albrecht Dürer (1471 - 1528), um dos mais significativos artistas do realismo, nasceu na Nuremberga, histórica cidade alemã ao norte da Baviera. Era gravador, pintor, ilustrador e até fez projetos arquitetônicos.
Dürer é daqueles artistas que crescemos vendo sua obra e não conhecemos quem. Vemos suas gravuras e pinturas nos livros de história, de arte, de biologia, de romance... e em tudo que utiliza imagens emblemáticas, no padrão Albrecht Dürer, estando hoje presente em diversos museus.
É um dos mais fantásticos na arte da trucagem através de linhas, hachuras, luzes e sombras, transformando uma tela ou papel em um quadro. Seu foco, quando não estava atarefado pela demanda real e religiosa, era de retratar coisas e pessoas, inclusive ele próprio, nos seus famosos auto-retratos.
Nos seus retratos, as figuras se apresentam com o mesmo enigma de Monalisa, em olharem objetivamente para o espectador, com certo ar sinistro (no sentido de, pelo menos, curioso). Um retratista único, nome obrigatório ao falar sobre Retratos.
ver obras e legendas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com