28.3.11

Chorando Se Foi - Lambada


A música Chorando Se Foi, conhecida também como Lambada, foi lançada originalmente pelo grupo franco-brasileiro Kaoma em 1989.

Ver todas as versões Chorando Se Foi - Llorando Se Fue

A canção já havia sido lançada em um compacto simples pela cantora mineira Márcia Ferreira em 1986, numa versão autorizada de Llorando Se Fue do grupo boliviano Los Kjarkas.
Kaoma estourou com o hit e com o ritmo Lambada, fazendo todo mundo dançar, rebolar, e trouxe de volta a dança entre casais, em baixa na época com as quadras dançantes, precursoras das danceterias e boates de hoje. Nas quadras, as pessoas dançavam em grupo, fazendo os "pacinhos", uma coreografia que funcionava como gíria ou marco de uma turma, ensaiados durante horas para apresentarem lá. Só dançavam em casal nas músicas românticas, conhecidas como "música lenta". Aí veio a Lambada e fez os casais dançarem juntos também de forma frenética, rebolando, jogando o cabelo, rodando a saia e mostrando a calcinha.
A partir de então, o hit ganhou versões em espanhol, inglês, francês... e ficou conhecido no mundo todo como o ritmo do Brasil, ritmo caliente, de praia e lançaram pelo mundo versões de tecnolambada, lambada-beat... um sucesso instantâneo pelo mundo: a World Beat.
O álbum do grupo Kaoma deve ter vendido mais de 5 milhões de cópias no mundo afora. Atingiu o primeiro lugar na Áustria, Brasil, França, Noruega, Suécia e Suiça. Também foi sucesso em países de língua inglesa que não tinham o costume de ouvir a língua portuguesa na época, como Austrália, Reino Unido e EUA. Conseguiu passar a frente de Vogue de Madonna, no Brasil e ficou 12 semanas seguidas em primeiro lugar na França.

Entre os famosos que cantaram ou gravaram versões de Chorando Se Foi estão: Ivete Sangalo, Nando Reis com Banda Calypso, Calcinha Preta, Fafá de Belém, Jennifer Lopez com Pitbull e a cantora Anahi.

Este ano, as versões eletrônicas do hit estão bombando as pistas de dança, boates, casas noturnas e festas, e toca sempre nas rádios mais descoladas, como a Gaydarradio.

Ver todas as versões Chorando Se Foi - Llorando Se Fue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com