18.2.08

Gringo Cardia


Waldimir Cardia Júnior (Uruguaiana RS 1957) é cenógrafo.
Cria uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e show, tornando-se um dos artistas expoentes a partir dos anos 90. Autodenominado “artista da imagem”, o designer Gringo Cardia, conhecido no Brasil e no exterior como importante profissional multimídia, tem presença constante nos projetos gráficos de CDs (Skank, Cássia Eller, Rita Lee, Lota Quest, Chico Buarque, etc), cenários e direção de arte de espetáculos (Deborah Colker, Bibi Ferreira, Intrépida Trupe, Maria Adelaide Amaral, Denise Stoklos, etc), filmes e videoclipes de consagrados artistas brasileiros.
“Transito entre as mídias e comunico os conhecimentos de uma para outra; misturo as linguagens. Muitas vezes uma tela de computador, uma animação sugerem determinado desenho gráfico. Outras, a partir de uma imagem estática crio o quadro de um vídeo”, explica Gringo Cardia, formado em arquitetura pela Ufrj, em 1981.
Entre seus mais de 300 projetos já executados não há, portanto, regras ou padrões repetidos onde se mantém a busca pela qualidade e atualização tecnológica. O artista também marcou forte presença no exterior, realizando projetos de design para a joalheria H.Stern, em Nova Iorque, desenhando o pavilhão brasileiro na Expo 2000, em Hannover, Alemanha, além de ter criado o vídeo da campanha de controle de armas da Anistia Internacional, exibido em Londres e Nova Iorque. O trabalho reconhecido no Brasil e no exterior lhe rendeu os prêmios Shell, TIM, APCA, Sharp, APETESP, VMB Brasil, VMB USA 1990 e no Festival de Cinema de Brasília.Atualmente, dirige a produtora Mesosfera com sua irmã, Gringa Cardia, no Rio de Janeiro. Criou, em 2000, a ONG Escola Fábrica de Espetáculos – Spectaculu, com a atriz Marisa Orth, para capacitar alunos de comunidades de baixa renda em técnicas de artes visuais.
Exposição Gringo Cardia de todas as tribos: de 29 de fevereiro a 6 de abril na Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com