29.4.08

Maitê Proença


Maitê Proença Gallo (São Paulo, 28 de janeiro de 1960) é atriz e escritora.Filha de Margot Proença e Eduardo Gallo, Maitê Proença chegou a iniciar o curso de graduação de Psicologia na PUC-SP, mas não o concluiu.
A atriz é divorciada de Paulo Marinho, pai de sua única filha, Maria, nascida em 1990.
Conhecida por ter interpretado personagens históricos, como Marquesa de Santos e Dona Beija, Maitê foi bastante elogiada[1] quando fez, no teatro, a Princesa Isabel.
Na televisão fez a professorinha Clotilde, par romântico do bóia-fria Sassá Mutema de Lima Duarte, em O Salvador da Pátria, de 1989. Em 1991 fez a segunda Helena de Manoel Carlos, em Felicidade, fazendo par romântico com Tony Ramos, o que se repetiria em O Sorriso do Lagarto', do mesmo ano, A Vida como Ela é..., em 1996, e em Torre de Babel, de 1998.
Considerada por muitos uma das mais belas atrizes brasileiras, já foi capa de revistas masculinas, como a revista Playboy. Foi uma das raras mulheres a ganhar um suplemento especial na revista.
Um dos grandes sucessos da carreira da atriz foi a interpretação de Dona Beija na TV Manchete. Foi a primeira telenovela a utilizar o recurso de banho na cachoeira e Maitê Proença apareceu nua, o que causou escândalo na época e deu ibope.
Em agosto de 1996, Maitê Proença voltou a posar para a revista Playboy, edição comemorativa de 21 anos, onde ganhou 24 páginas, além da capa, número muito maior do que o usual nos ensaios da revista.
Maitê surpreendeu assina uma coluna de crônicas na revista Época, conquistando o público com um estilo franco, delicado e inteligente. As crônicas foram reunidas em um livro, entitulado Entre os ossos e a escrita, tornando-se rapidamente num dos mais vendidos.
Na peça Achadas e perdidas, ela estreou como autora teatral, adaptando para o palco contos e crônicas de seu livro, ao lado de Clarice Derzié Luz.
Atualmente Maitê é uma das apresentadoras do programa Saia Justa no canal a cabo GNT e escreve seu segundo livro e peça de teatro. Participou num sketch dos portugueses Gato Fedorento, tentando imitar a pronúncia européia da língua.
Lança o livro Uma Vida Inventada: Memórias Trocadas e Outras Histórias.

Um comentário:

  1. Anônimo15.7.11

    Maitê Proença nasceu em 1958, não em 1960.

    ResponderExcluir

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com