21.12.07

Steven Spielberg


Steven Allan Spielberg, KBE (Cincinnati, 18 de Dezembro de 1946) é cineasta e empresário estadunidense.
Logo após o sucesso de Tubarão, praticamente tudo o que o diretor tocou virou ouro. Só obtendo fracassos em 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979) (1941) e Além da Eternidade (1989) (Always). Alguns de seus outros filmes que obtiveram grande sucesso entre o público foram: E.T. - O Extraterrestre (1982) (E.T. the Extra-Terrestrial), Os Caçadores da Arca Perdida (1981) (Raiders of the Lost Ark), Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993) (Jurassic Park), O Resgate do Soldado Ryan (1998) (Saving Private Ryan), além do já citado A Lista de Schindler. Por esse último, ganhou o seu primeiro Oscar de melhor direção. Também obteve imenso sucesso como produtor. A lista é extensa, mas alguns dos filmes mais conhecidos são: Poltergeist (1982), Gremlins (1984), a trilogia De Volta Para o Futuro (Back to the Future) e MIB - Homens de Preto (1997) (Men in Black).
Atualmente é casado com a atriz Kate Capshaw, tem seis filhos; um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving, atual esposa do diretor brasileiro Bruno Barreto. Foi um dos fundadores da DreamWorks, um dos principais estúdios de Hollywood que foi vendido no início de 2006 para o estúdio Paramount. Spielberg passou a ser o principal executivo.

A partir de A Lista de Schindler foi procurado por mais de 56 mil pessoas, inclusive do Brasil, que desejavam dar seu testemunho sobre o nazismo. Spielberg e sua equipe recolheram esses depoimentos em mais de 120 mil horas de filme. Para a divulgação desta material criou a Survivors of the Shoah, fundação "para superar o preconceito, a intolerância e o fanatismo - e o sofrimento que causam - através do uso educacional dos depoimentos históricos visuais da fundação". A fundação está produzindo cinco documentários, dois dos quais já lançados em DVD, com estes materiais.
Em 2001 causou polêmica com o lançamento do filme A.I. - Inteligência Artificial, obra idealizada por Stanley Kubrick, baseada em conto do escritor Brian Aldiss. Amigos na vida real, Spielberg já havia sido questionado pelo próprio Kubrick sobre assumir a direção do projeto, ficando ele com o cargo de produtor. Mas por um bom tempo A.I ficou apenas nos planos de ambos. Após a morte de Kubrick, em 1999, Spielberg imediatamente iniciou a produção do filme.
Veja também sobre a série Taken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com