14.3.11

Inhotim





Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico

O Instituto Inhotim é um museu parque brasileiro, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A cidade de Brumadinho, abriga uma vasta área verde onde, dispõem de forma harmoniosa, arte e botânica no mesmo lugar.

O museu Inhotim possui um dos principais acervos de arte contemporânea do mundo. As obras ficam expostas em pavilhões/ galerias, de acordo com cada proposta artística e espalhadas pelo parque. São 17 galerias/ artista, cada uma com obras de um artista (nome da galeria). Inclui Cildo Meirelhes, Tunga (True Rouge) e Mathew Barney. São galerias ou galpões, sempre nas formas contemporâneas, formando um conjunto arquitetônico único, integrado às coleções. A galeria Adriana Varejão é uma delas, onde arquitetura e paisagismo namoram e são felizes. É o único lugar no brasil que reúne especialmente e de maneira permanente a Arte Conceitual, com trabalhos de artistas premiados e de renome internacional . O fato do artista ter uma galeria, site especific art, ou qualquer obra fazendo parte da coleção do Inhotim, garante ainda mais sua consolidação no mercado mundial das artes. Digamos que o local já é popular para os eruditos. Uma coleção única, com um acervo contendo mais de 500 exemplares.

Além das obras em salas/ galerias, há 21 obras de artista como John Aheam e Rigoberto Torres, Jarbas Lopes, Chris Burden, Hélio Oiticica, Edgard de Souza, Waltércio Caldas... espalhadas ao céu aberto.
O jardim botânico conta com cinco lagos ornamentais e uma grande variedade de espécies vegetais, também espalhadas pelo parque de maneira paisagística. Destaque para as palmeiras e aráceas (maior coleção viva do hemisfério sul), e para o trabalho de paisagismo, assim como os projetos arquitetônicos.
Beleza (arte e natureza) estão em Inhotim, idealizado por Bernardo Baz, acessorado pelo diretor executivo, Hugo Vocurca, curador e diretor artístico, Jochen Volz, curador Allan Schwartzman e diretora executiva adjunta, Karina Kattan. Bernardo Baz é minerador, dono de diversas empresas. A área do parque faz parte do seu patrimônio, tendo como pano de fundo da obra de Chris Burden (vigas de ferro encaixadas pelo artista com ajuda de um guindaste, num buraco/ vala com cimento freso, agora seco), a paisagem de verde transformada em erosões alaranjadas, em um dos pontos de extração industrial de minério de ferro.


Vídeo visita ao museu parque Inhotim em Brumadinho, Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com